Tratamentos
Hoje existem infinitas formas de se tratar a dor, considerando-se que para cada tipo de dor, uma abordagem diferente se faz necessária. Listarei algumas das alternativas disponíveis, sempre lembrando da importância da multidisciplinariedade no tratamento de dor.
- Clínico: o tratamento clínico convencional faz uso de medicamentos de diferentes classes, afim de interromper o processo inflamatório responsável pela dor na fase aguda, bem como de modular a transmissão da informação dolorosa na fase crônica. São eles: Anti-inflamatórios, Relaxantes Musculares, Opióides, Analgésicos simples, Antidepressivos, Anticonvulsivantes, Adjuvantes e Anestésicos Locais.
- Intervencionista: este tipo de terapêutica envolve técnicas avançadas de imagem com Ultrassom, Tomografia Computadorizada e RX para neutralizar a condução da informação dolorosa. Geralmente são técnicas realizadas em ambiente hospitalar, com auxilio de monitorização do paciente, a fim de se inibir a função dos nervos e diminuir a dor. Não são indicadas para todos os casos e normalmente são precedidas por um tratamento clínico.
- Acupuntura: técnica milenar que utiliza os conhecimentos da medicina chinesa para aliviar a dor. Deve ser realizada por profissionais capacitados e bem treinados neste âmbito. Pode fazer uso de agulhas, ventosas, eletroestimulção e bastões.
- Terapia Multidisciplinar:
- Psicologia: realizada para grande parte dos pacientes portadores de dor crônica, que manifestam de diferentes formas de comprometimento da afetividade devido a mau controle da dor.
- Fisioterapia: indicada para grande parte dos pacientes que possuem doenças osteoarticulares, musculares ou neurológicas.
- Acompanhamento Nutricional: fundamental para diversas patologias dolorosas que se relacionam ao ganho excessivo de peso, bem como para reeducação alimentar para todos os indivíduos que consomem alimentos inflamatórios em excesso, perpetuadores e disparadores de dor.
- Massoterapia: auxilia no relaxamento muscular e mental, atuando no controle da dor gerada por contraturas, bem como no auxílio de modulação de bem-estar e prazer.
- Meditação: técnica que auxilia na remodelação cerebral; bem como na higiene do sono e no relaxamento. Também possuem eficácia outros métodos integrativos como aromaterapia e fitoterapia.